Jornal do Pará

Brasileiro é eleito deputado por partido de extrema direita em Portugal

Brasileiro Marcus Santos é eleito deputado em Portugal

Neste domingo, o brasileiro Marcus Santos, filiado ao partido Chega, foi eleito deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto, na região norte de Portugal. A vitória de Marcus reflete uma significativa mudança na paisagem política portuguesa, com a ascensão da extrema direita no cenário eleitoral.

Marcus Santos é conhecido por suas posições firmes em pautas direitistas e utiliza o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, um discurso que se assemelha às ideias defendidas pelo ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). O político se identifica como cristão, conservador, hétero e armamentista, características que alinham sua ideologia com a agenda da extrema direita.

O filho do ex-presidente brasileiro parabenizou Marcus em uma publicação, destacando a importância da vitória e incentivando-o a fazer um bom trabalho para o país. A presença de Marcus Santos na Assembleia da República promete trazer novas dinâmicas ao cenário político português, à medida que ele defende suas convicções e influencia o debate legislativo.

As eleições legislativas deste domingo também revelaram um cenário de mudanças em Portugal. A Aliança Democrática (AD), de centro-direita, emergiu como o partido mais votado, conquistando 29,52% dos votos e 79 assentos legislativos. O Partido Socialista, que havia obtido maioria absoluta em 2022, ficou em segundo lugar, com 28,66% dos votos e 77 assentos.

A surpreendente ascensão da extrema direita foi evidente com o partido Chega, liderado por André Ventura, mais do que dobrando seus votos em comparação com as eleições de janeiro de 2022. O Chega conquistou 18% dos votos, marcando uma guinada à direita do país após oito anos de governo socialista.

A partir de agora, o desafio para a Assembleia da República será lidar com as novas dinâmicas políticas, enquanto os eleitos buscam representar os interesses e valores dos eleitores portugueses em um cenário de crescente diversidade ideológica.