Jornal do Pará

Comentário bíblico – Jeremias 43

Por Rosana Barros

O argumento utilizado pelos líderes do restante de Judá é que Jeremias profetizou uma mentira. Quando, na verdade, eles só queriam que Jeremias profetizasse o que eles já estavam decididos a fazer. A soberba fez com que colocassem a vontade deles acima da vontade de Deus e, diante das pedras encaixadas, veriam os resultados de sua tola decisão.

Em toda a história da humanidade, o homem tem revelado a sua inquietação pela verdade. Ninguém gosta de ser enganado. Porém, diante de uma inconstante relação entre busca e desejo próprio, surge um termo neutro: relativismo. Ou seja, o que você acredita ser verdade não pode ser absoluto se o que é verdade para mim é diferente. Embasados nesta teoria, muitos têm professado crer em Deus, mas não em toda a Bíblia. Como “os homens soberbos”, invocam a Deus como “o Senhor, nosso Deus” (v.2), mas não estão dispostos a aceitar toda a Sua vontade. Alegam que Jesus veio e cancelou a aliança do Pai, quando Ele foi o maior exemplo de submissão ao concerto divino. Ele foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8).

A verdade é que a nossa natureza pecaminosa nos afasta de tudo o que provém de Deus, e, quando não permitimos que o Espírito Santo nos conduza, somos guiados pelos impulsos e desejos da carne, permitindo que o amor ao mundo ocupe o lugar que deveria pertencer a Deus. “Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (1Jo.2:15-16).

A verdade das Sagradas Escrituras está à sua disposição se você está disposto a, com humildade, aceitá-la e praticá-la. Lembre-se do que o próprio Jesus nos advertiu: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mt.7:21). Não basta apenas dizer que crê em Deus. Acreditar que beber de 2 a 3 litros de água por dia é o ideal para se ter uma boa saúde não vai me trazer benefícios até que eu pratique esta verdade. Entendem, amados?

Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo.14:6). Quer conhecer a verdade? Conheça a pessoa de Jesus Cristo! Ele mesmo nos mostrou a fonte: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo.5:39). Toda a Bíblia aponta para Cristo. Toda! O profeta Jeremias foi um instrumento de Deus para preservar o povo do qual descenderia o Messias. E suas palavras continuam nos falando para que o povo de Deus dos últimos dias seja preservado para o segundo advento de Cristo.

Não permita que a soberba ou qualquer outro sentimento maligno se apodere de seu coração, mas que, semelhante a Jeremias, você escolha obedecer à voz do Senhor e declará-la, ainda que perseguido e humilhado. “Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mt.5:11-12).

Deus Eterno e Bendito, nós Te louvamos por Tua Palavra, o nosso mapa da verdade! Te louvamos por ter-nos enviado Teu Filho amado, que, por Seu exemplo, nos ensinou a como viver em amor, ainda que maltratados e perseguidos! Dá-nos força e coragem para perseverar proclamando a Tua verdade! Dá-nos os olhos de Jesus, para prosseguirmos amando nossos irmãos, mesmo aqueles que deliberadamente rejeitam a Tua vontade! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo do advento!