Jornal do Pará

Compra online tem frete 4 vezes mais caro para o Norte e Nordeste

O conforto e praticidade das compras online são inegáveis, mas para muitos residentes do Norte e Nordeste do Brasil, o processo de finalização da compra se torna um obstáculo considerável devido aos altos custos de frete. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o preço dos fretes nessas regiões pode ser até 350% mais alto do que no Sudeste, desencorajando muitos consumidores a completarem suas transações.

A questão financeira não é o único problema enfrentado pelos consumidores do Norte e Nordeste. O tempo de espera também é significativamente maior, devido à distância dessas regiões em relação aos centros de distribuição, a maioria dos quais está concentrada no Sudeste.

Uma possível solução para mitigar o impacto dos custos de frete elevados é a opção de retirar o produto em pontos de apoio, como mercados locais e estabelecimentos parceiros. Além disso, uma pesquisa cuidadosa nas lojas físicas locais pode revelar alternativas mais acessíveis.

Por outro lado, os comerciantes também precisam considerar o custo do frete ao oferecerem seus produtos online. Para manter a fidelidade dos clientes, alguns comerciantes optam por absorver o custo do serviço de entrega, enquanto outros escolhem enviá-los para centros de distribuição de marketplaces, o que pode reduzir significativamente os custos de envio.

Em um cenário em que as compras online se tornaram uma parte essencial da rotina de muitos consumidores, é fundamental que tanto consumidores quanto comerciantes busquem soluções viáveis para tornar o processo mais acessível e eficiente para todos os envolvidos.